sexta-feira, 26 de novembro de 2010

LEVANTAMENTO DE HÁBITOS RELACIONADOS COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS

EM CASA

CONSUMO DE ÁGUA: Desligo quase sempre a água da torneira quando estou a lavar os dentes; quando vou tomar banho aproveito a água que vem fria para lavar o quintal; quando vou lavar o chão de casa tento não encher muito o balde; quando lavo a loiça tento fechar a torneira enquanto estou a ensaboar. Por outro lado, por vezes demoro muito tempo no banho, o que faz gastar imensa água. E também puxo demasiadas vezes o autoclismo, água que vai ter de ser reposta no mesmo.

CONSUMO DE ELECTRICIDADE: Desligo as luzes das divisões da casa se ninguém lá estiver e aproveito ao máximo a luz solar e só ligo a luz quando está a escurecer. Quanto à televisão normalmente só a ligo ao fim da tarde, desligo sempre os equipamentos na ficha, mas por vezes a minha mãe deixa vários equipamentos ligados (rádio, o microondas) o que é um desperdício de energia. Quanto às lâmpadas podia comprar mais vezes as economizadoras mas por serem um pouco mais caras não as compro muito, sei que gastam menos energia mas depende da “bolsa” de quem compra. Quando quero ler uso candeeiros com lâmpadas com menos watts. Por um lado estou bem consciente das coisas que faço bem mas também o que faço mal, e em relação à TV por vezes deixo-a muito tempo ligada. Quanto ao aquecedor, no inverno deixo-o muito tempo ligado (a sala chega a ficar quente demais). Abro muitas vezes o frigorífico ao invés de tirar tudo de uma vez.

CONSUMO DE COMBUSTIVÉIS: Como não tenho carro não uso gasóleo ou gasolina, mas em minha casa uso gás (de bilha) e gastamos uma média de duas bilhas de gás butano por mês, o que é indispensável em minha casa pois é a fonte de energia que permite tomar banho, fazer comida, e usamo-lo às vezes em excesso, nos banhos prolongados, nas várias refeições que se fazem.

PRODUÇÃO DE DESPERDÍCIOS [AVALIAÇÃO]: Em minha casa há muito desperdício de água: nos banhos, na máquina de lavar roupa que lava uma vez por dia porque somos três adultos e uma criança pequena em casa e que, por estar na creche suja imensa roupa (com tintas, terra, no recreio a brincar com os outros meninos) na lavagem do quintal e da casa. Fazemos muito lixo em casa (seja orgânico ou artificial), desde restos de comida, embalagens, latas; garrafas de vidro e plástico; pacotes de leite; papel; revistas e jornais; pilhas (que por vezes vão junto com o lixo e não para o pilhão), e separamo-lo.


NO TRABALHO

Eu trabalho num colégio, na cantina e á muito desperdício com é próprio de um local onde se fazem refeições nomeadamente de:

Água -Que se utiliza na lavagem do refeitório, cozinha, e na lavagem da loiça. Como é lógico o desperdício de água é imenso, é não há outra forma de poupar como em nossa casa, porque ali não se consegue reduzir o seu gasto e que é gigantesco.

Plástico -Também se utiliza em grandes quantidades garrafas, sacos, embalagens em grandes quantidades. Todos os dias há este desperdício, mas há sempre o cuidado (é obrigatório) de separar o plástico e juntá-lo num saco à parte para depois o irem recolher.


Lixo orgânico e inorgânico: Como é óbvio também se produzem quantidades muito grandes de lixo. Faz-se por dia imensas refeições para professores, alunos (meninos do jardim de infância, da primária, do ciclo e do liceu) e funcionários. Como é óbvio há muito desperdício de lixo orgânico como restos de comida usados na preparação das refeições, vegetais, sobras que os alunos deixam nos pratos e é claro que esses desperdícios vão directamente para o lixo mas nunca junto com o outro, inorgânico, que obriga a nova separação: o lixo orgânico vai para um caixote de lixo só para o orgânico, e temos outro para o inorgânico e nunca os juntamos, é uma regra. Mas por um lado as minhas colegas aproveitam quando a refeição é carne para a separarem e a levarem para os seus animais de estimação, o que só por si já é um aproveitamento do desperdício.


Energia
: Como se trata de uma escola é lógico que as luzes estão muitas horas ligadas, para não dizer a o dia todo, em quase todas as divisões da escola. A cantina não podia ser diferente, havendo ali um gasto enorme de energia, como é próprio destes locais. Mesmo assim nós temos a preocupação de desligar algumas das luzes à hora do almoço, mais fortes, e ficamos só com as mais fracas ligadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário